A Evolução
Tempo ao Tempo
Pintora que transforma sentimentos e percepções em cor
“E à medida que vamos contemplando a obra, que nos deixamos invadir pela aura que ela cria, nos damos conta que não é preciso decifrar, nem interpretar; muito menos trata-se de dar nomes. Trata-se, isto sim, de sentir” são as palavras do escritor e imortal Moacyr Scliar para definir o trabalho da artista.
Berenice Unikowsky nasceu em Porto Alegre.
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Univerdade Federal de Pelotas. Ao terminar o curso optou pela pintura e seguiu na Universidade onde pós-graduou-se em Artes Plásticas e História das Artes Plásticas. Pinta há quarenta anos e foi aluna de mestres como Luiz Gonzaga, Fernando Baril ,Vasco Prado e Xico Stockinger. Expôs pela primeira vez em 1982 no II Salão de Arte de Santa Maria e não parou mais.
Participa de mostras coletivas como "Herança Judaica - 90 Anos de Imigração no Rio Grande do Sul". Obteve premiações como o I Salão do Jovem Artista do da Rede Brasil Sul no Shopping Iguatemi em Porto Alegre e o 3º Salão de Artistas Plásticos-Curitiba Arte 3. Realizou exposições individuais como "Das Capricornianas" e "Meu Precipício é Côr de Rosa" na Galeria de Arte Mosaico em Porto Alegre.
A artista se define como uma pintora que transforma percepções em cor, na busca da permanência .
Ministra cursos de Procedimentos Pictóricos na Casa de Cultura Mario Quintana e no Museu de Arte do RGS.
Atualmente promove cursos individuais ou em grupos em seus ateliês particulares.
Tempo ao Tempo